Especial Cooperado: Organização e alta produtividade

Quando se pensa em alta produtividade na pecuária, especialmente na atividade leiteira, se imagina que isso só aconteça em grandes propriedades rurais e com altos investimentos. Porém, a organização, trabalho em família e a parceria cooperativista demonstram que as pequenas propriedades podem sim apresentar alta produtividade. E são muitos os exemplos de eficácia na produção leiteira no quadro de cooperados da Primato Cooperativa Agroindustrial.

FRANCISCO BELTRÃO
Um dos bons exemplos dessa premissa vem do sudoeste do Paraná, na Localidade de Assentamento Missões, em Francisco Beltrão. O cooperado Valdemar Kaipers e sua esposa Marlene Kaipers trazem a demonstração de organização e alta produtividade em uma área de 12 hectares onde desenvolvem a pecuária de leite. “Temos essa pequena propriedade mas que trabalhamos com muita organização e cuidado, nossa principal atividade é o gado leiteiro há muitos anos e, principalmente depois de iniciarmos o trabalho com a Primato, nossas médias de leite por animal são bem acima do que no passado”, explicou Valdemar. O cooperado tem um plantel de 43 animais, sendo 21 em lactação.

COOPERATIVA
Para Valdemar fazer parte da cooperativa traz os benefícios necessários para o bom desenvolvimento de sua atividade. “É muito bom fazer parte da cooperativa, porque além de uma ração de qualidade, temos a disposição os produtos veterinários, assistência técnica e as sobras de final de ano, que é uma boa ajuda em nosso orçamento. Trabalhando com outras empresas não temos essas vantagens, por isso, desde que a Primato chegou em Francisco Beltrão estamos juntos e não pretendemos mudar”.

RAÇÃO
Valdemar relatou que vem utilizando a ração desde que a Primato se estabeleceu em Francisco Beltrão e está muito satisfeito com os resultados. “Estamos utilizando a Prima Raça 18% desde o início e temos uma ótima média de 30 litros por animal, mas já tivemos casos de mais de 40 litros. A partir do segundo semestre, iremos utilizar a Prima Raça 22% especial, seguindo as recomendações de nossa assistência técnica”. Para o cooperado, a ração tem efeito positivo em seu plantel. “Com a Prima Raça 18% faz dois anos que estamos utilizando e estamos felizes com os resultados, a ração é muito boa, a média é ótima e os animais estão sadios e dificilmente tem algum problema de saúde”.

Voltar